5 Sentidos

Os cinco sentidos de comunicar: Visão, Olfato, Paladar, Tato e Audição.
São os cinco sentidos do qual o corpo humano é dotado que nos possibilita interagir e transmitir emoções com o mundo exterior, com pessoas, sabores, texturas, luzes e cheiros. É através destes cinco sentidos que são enviadas sensações ao cérebro que faz com que cada um de nós tenha perceções diferentes, do nosso dia a dia.

 



VISÂO

É um dos sentidos mais importantes do nosso corpo e o que nos faz ter uma maior perceção do mundo da publicidade, do marketing, da comunicação e do design. O olho capta a imagem para que este faça o reconhecimento e interprete a informação, conforme o que está a visualizar.

Desde pequenos, que nós seres humanos, desenvolvemos os cinco sentidos e várias maneiras de perceber o mundo, conforme as nossas vivências e
experiências pessoais. A visão é o primeiro dos cinco sentidos a ser utilizado no universo do marketing e da comunicação. Sabemos que, a primeira linguagem entre as tribos foi através de gestos e desenhos nas paredes, que hoje, se analisarmos bem, transformaram-se em banners, cartazes, displays, outdoors e muitos outros materiais visuais.



OLFATO

O olfato é o sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas, dos lugares e de associá-los a momentos. Cada aroma vai transmitir diferentes interpretações, em diferentes pessoas.

O olfato faz-nos lembrar de momentos distintos e transporta-nos a lugares que estão presentes na nossa memória. Falar deste sentido é também falar de recordações. É muito importante, nos dias de hoje, que o público consiga identificar-se com a marca através do cheiro, que o levará a ter lembranças e como consequência, diversas sensações.

O produto em questão não precisa de estar diretamente relacionado com degustação para que haja a necessidade de trabalhar o aroma como forma de chamar a atenção do consumidor. Em muitos dos casos os cheiros acabam por representar a marca.



PALADAR

O paladar permite-nos sentir o sabor dos alimentos ou bebidas e não só. Por exemplo, para esta receita vamos precisar de uns ingredientes especiais:
- Uma folha de criação
- Duas colheres de sopa de inovação
- Uma embalagem de imaginação
- Q.b. de comunicação

1. Coloque a imaginação numa taça de verniz e mexa bem, até se organizarem.
2. À imaginação junte as duas colheres de sopa de criação, até criar um design bem apelativo.
3. Abra a embalagem de criação e junte tudo, até gerar uma estratégia de marketing bem estruturada.
4. Deixe na produção durante 15 minutos.
5. Decore o prato com comunicação a seu gosto.
6. Publicite.



TATO

É o sentido que nos permite sentir o mundo exterior através do contacto da pele com um objeto, produto ou textura. O vínculo da marca com o consumidor pode construir uma experiência inesquecível. Hoje em dia, com tanta concorrência e produtos semelhantes, torna-se difícil distinguir-se no mercado e é a partir deste grande problema, que o tato tem vindo a ganhar um valor diferenciador e uma maior atenção por parte das empresas e consumidores.

Atualmente, a poluição visual é tão grande que é importante o uso do tato, por exemplo, na área do design, quando se fala em diferentes texturas e cortes. Tocar um produto antes de comprar é essencial para que o cliente tome uma decisão.



AUDIÇÃO

Todos nós sabemos que a capacidade de ouvir sons, ruídos, barulhos, músicas ou vozes é uma das formas mais importantes de comunicar, porque este é um dos sentidos que mais estimula a compra.
Por exemplo, numa loja, a música ambiente pode criar um ambiente acolhedor e agradável, mantendo por mais tempo o consumidor atento ao que procura. Além disso, está comprovado que o estado de humor pode aumentar se formos expostos a um som que nos traga boas sensações. Da mesma forma que acontece com o aroma, a música ou o som pode trazer-nos vibrações positivas.

Com o passar do tempo as formas de comunicar evoluíram e, é por isso, que nesta secção podemos ver a ligação entre as novas tecnologias e a música, que se traduzem na adaptação da comunicação aos meios. A linha é uma das formas gráficas mais utilizadas para representar o som, que resulta da captação da amplitude da onda sonora. Ainda não ouviu falar de nós? Encontramo-nos, hoje, bem presentes no seu dia a dia e até podemos vir a ser os responsáveis pela comunicação do seu negócio. Apresentação de ficheiros multimédia nos quais o som acompanha a mensagem do vídeo.

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